Alojamento local: um segmento turístico em crescimento

A Ericeira tem um novo estabelecimento de alojamento local, hoje inaugurado, que dispõe de 90 camas para acolher, em especial, os praticantes de surf. Esta é mais uma prova da vitalidade de um segmento turístico que tem desempenhado um papel estratégico na fixação de turistas, fomentando experiências de visitação mais alargadas e aumentando o contributo financeiro para a economia local.

Atualmente, no Concelho de Mafra existem 878 registos de alojamento local (estabelecimentos que prestam serviços de alojamento temporário a turistas, nos quais se incluem estabelecimentos de hospedagem ou hostels, moradias e apartamentos), que correspondem a cerca de 3350 camas.

Visando promover a qualidade da oferta, o Município de Mafra foi pioneiro na adesão ao programa “quALity”, que a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está a implementar a nível nacional, dinamizando uma rede de estabelecimentos devidamente certificados com uma marca reconhecida pela procura, desde a instalação, registo e operação, até à comercialização.