Chefes de Estado e líderes empresariais reúnem em Mafra

O Presidente da República Portuguesa, na qualidade de Presidente Honorário da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, escolheu Mafra para receber o prestigiado “XII Encontro COTEC Europa”, que se realiza no dia 7 de fevereiro, no Convento de Mafra (antigas instalações da Câmara Municipal). Para além de Marcelo Rebelo de Sousa, o evento conta com a presença de Felipe VI, Rei de Espanha, e de Sergio Mattarella, Presidente da República Italiana. Em debate está o futuro do trabalho. 

Sob o tema “WORK 4.0, Rethinking the Human-Technology Alliance", e tendo por contexto um novo relatório conjunto elaborado pelas organizações COTEC, os painéis de discussão vão contar com a participação de líderes empresariais dos três países e representantes das esferas académicas, sociais e políticas, que vão discutir os desafios, riscos e oportunidades das relações laborais, educação, capacitação e reconversão do capital humano, inerentes à transição em curso para um contexto económico e social dominado por novas formas de colaboração entre pessoas e máquinas inteligentes.

Para além da presença dos Chefes de Estado dos países COTEC, a União Europeia vai estar representada através do Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, o português Carlos Moedas.

O debate versará sobre as respostas da política pública europeia a este futuro do trabalho, respostas estas que serão também abordadas na perspetiva de um cientista, um sociólogo e um humorista. John Gapper, editor associado e comentador-chefe de negócios do Financial Times, moderará três dos painéis em discussão. Os convidados vão ter, também, a oportunidade de visitar a exposição dedicada às revoluções industriais, que vai estar em exibição no Convento de Mafra.

Realizado anualmente, de forma rotativa, em Espanha, Itália e Portugal, o Encontro COTEC Europa reúne representantes dos fundadores ou associados das organizações dos três países (respetivamente, Fundación COTEC, Fondazione COTEC e COTEC Portugal).

Nesta 12.ª edição, o evento conta com o apoio do Município de Mafra e da Escola das Armas, constituindo um revelante fórum de divulgação do nosso Concelho, quer junto de tão distintos interlocutores, quer junto do público em geral, através da intensa cobertura mediática prevista.

 

Mais informações:

http://coteceuropesummit.com/