Mafra celebra o Natal com música

A Câmara Municipal de Mafra assinala o Natal com um acontecimento único: os seis órgãos históricos da Basílica de Mafra serão acompanhados por 300 jovens vozes dos Coros da Academia de Música de Santa Cecília, interpretando canções de Natal. Além de temas clássicos do cancioneiro tradicional, serão apresentadas obras compostas para o efeito por conceituados autores portugueses: Eurico Carrapatoso, Carlos Garcia e Filipe Raposo. Os concertos realizam-se, pelas 20h30m, nos dias 16 e 17 de dezembro.

A entrada é gratuita, mas mediante reserva pelos telefs. 261 817 170, 261 810 280 ou 261 810 274 (dias úteis, das 10 às 17 horas). Após reserva, os ingressos poderão ser levantados no Posto de Turismo de Mafra, até às 19 horas do dia de cada espetáculo.

A beleza da Basílica de Mafra, aliada ao único conjunto de seis órgãos concebidos para tocar em simultâneo, proporcionam um cenário esplendoroso para um evento memorável. Aos órgãos (que serão tocados por Rui Paiva, Flávia Almeida Castro, Carlos Garcia, João Valério, Liliana Silva e Afonso Dias) juntam-se os vários agrupamentos musicais da Academia de Música de Santa Cecília (Ensemble Vocal, Coro do 2.º Ciclo e Coros do 3.º Ciclo e Secundário), bem como a soprano Rafaela Faria, que, sob a direção do maestro António Gonçalves, interpretam cânticos tradicionais de Natal, bem como melodias mais contemporâneas. Para o efeito, o compositor Eurico Carrapatoso compôs uma Suite para os seis órgãos históricos de Mafra, assim como os compositores Carlos Garcia e Filipe Raposo realizaram arranjos de canções tradicionais, para esta ocasião.

O concerto será gravado pela RTP, para posterior transmissão, assim como o concerto de dia 17 de dezembro será transmitido, em direto, pela União Europeia de Radiodifusão.

Esta iniciativa insere-se na programação natalícia promovida pela Autarquia, a qual inclui variados concertos, feira de Natal, iluminação, animações de rua e exposições, decorrendo até 23 de dezembro, em vários locais do Concelho.