Encontro de empresários do Concelho de Mafra

No âmbito da sua estratégia de dinamização económica, visando a constituição de um tecido empresarial mais forte e sustentável, a Câmara Municipal promoveu o quarto business meeting, dedicado ao tema “Desafios de governança em empresas familiares”. Este encontro realizou-se em Mafra, reunindo representantes de empresas sediadas no Concelho.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, renovou a efetiva disponibilidade da autarquia no desenvolvimento de uma cooperação estratégica com os agentes económicos, a qual se expressa, entre outros exemplos, na simplificação de procedimentos e na celeridade da resposta às solicitações, na isenção da derrama para as pequenas e médias empresas e para setores económicos estratégicos, na implementação do Programa de Concessão de Incentivos ao Investimento, ou até na diplomacia económica, orientada para apoiar as empresas na internacionalização.

Considerando que as empresas familiares representam uma significativa fatia da demografia empresarial do Concelho de Mafra, este encontro contou com a participação de reputados oradores, que partilharam as suas experiências nesta área.

Miguel Marques apresentou o estudo sobre empresas familiares, promovido pela PwC e que, na União Europeia, abrangeu entrevistas a 2.443 empresas. De acordo com este estudo, no geral, os empreendedores da Europa esperam que as suas receitas cresçam nos próximos 12 meses. No entanto, o sentimento é menos otimista do que no ano anterior, sendo que Portugal apresenta uma tendência oposta, já que o otimismo tem vindo a subir. Além disso, as empresas portuguesas apresentam a maior procura proporcional por técnicos e consideram que a digitalização é muito relevante para a viabilidade dos seus negócios.

Neste encontro interveio, também, Peter Villax. O Presidente da Associação das Empresas Familiares identificou os crescentes desafios colocados às empresas familiares: da profissionalização à modernização do modelo de gestão, incluindo a questão da sucessão da atual geração para a seguinte, sustentando que o sucesso da mesma depende da gestão de expetativas e, sobretudo, da educação e da divulgação dos valores da empresa familiar junto das novas gerações, com uma visão de longo prazo.

O business meeting incluiu, também, uma sessão de debate, envolvendo os empresários participantes.

Encontro dos empresários 2019