Escola Básica António Bento Franco vai ser requalificada

O Ministério da Educação e o Município de Mafra celebraram, hoje, o acordo de colaboração para a realização de obras de requalificação e modernização das instalações da Escola Básica António Bento Franco, na Ericeira, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. Este investimento representa o culminar do programa de modernização do parque escolar do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Concelho de Mafra.

O projeto  tem como pressupostos a elevação das condições de funcionalidade, acessibilidade e conforto, integrando não só a requalificação das instalações construídas em 1984, incluindo também o pavilhão desportivo, mas também a ampliação da capacidade da escola, disponibilizando mais sete salas de aula, num total de 31.

A empreitada tem um custo estimado de três milhões de euros, dos quais dois milhões de euros são suportados pelo Ministério da Educação, competindo ao Município de Mafra não só assumir o montante remanescente de um milhão de euros, bem como assegurar a elaboração dos projetos de arquitetura e das especialidades, desenvolver o procedimento de concurso e executar a empreitada.

Considerando que o Concelho de Mafra é um território em franco crescimento demográfico e que a Escola Básica António Bento Franco estava numa situação de sobrelotação, o Presidente da Câmara Municipal declarou que, não obstante a gestão do parque escolar do 2.º e 3.º ciclos ser competência da administração central, a autarquia assumiu ser parte da solução, de modo a garantir a igualdade de oportunidades dos alunos no acesso a condições educativas de excelência. Nesta ocasião, o edil apelou ao Governo para que resolva o problema da insuficiente capacidade do parque escolar do ensino secundário no Concelho de Mafra.

A Secretária de Estado Adjunta e da Educação salientou a “excelente parceria entre o Ministério da Educação e o Município de Mafra”. Reconhecendo que Mafra é “um Concelho em contraciclo com o resto do país”, caracterizando-se pelo crescimento demográfico assinalável e pelo aumento da população escolar, constatou que tal representa “um problema, mas um bom problema”, uma vez que, devido ao elevado número de jovens, este território “tem futuro”. Manifestou, ainda, o empenho do Governo na opção pela escola pública.

A cerimónia de assinatura deste acordo de colaboração foi realizada na Escola Básica António Bento Franco, tendo os presentes sido saudados pelo Diretor do Agrupamento de Escolas da Ericeira, Alfredo Carvalho. Para além de um momento de artes circenses pelos alunos Gabriel Leitão e Matilde Serra e do beberete servido pelos alunos do Curso de Mesa e Bar, foi realizada uma visita às instalações da escola.

Acordo de colaboração para a realização de obras de requalificação e modernização das instalações da Escola Básica António Bento Franco, na Ericeira