Já começou a FexpoMalveira 2017

 

O certame que é uma montra do dinamismo da comunidade, nas áreas da agropecuária, do comércio, da indústria e do associativismo, prolonga-se até dia 15 de agosto, na Mata Paroquial da Malveira, integrando 120 expositores, com destaque para a mostra de animais e para as zonas da gastronomia e do artesanato, mas também para diversificados eventos culturais, desportivos e de lazer. Nesta 29.ª edição, a Câmara Municipal faz-se representar com uma área de exposição dedicada ao tema do turismo outdoor.

“Num Concelho que alia a diversidade dos recursos naturais ao singular património arquitetónico, ao clima ameno, à segurança do destino e à proximidade aos principais mercados emissores, as atividades turísticas realizadas em contacto com a natureza constituem oportunidades estratégicas: para preservar e valorizar aquilo que é verdadeiramente nosso; para aumentar a atratividade turística do território; e para criar mais emprego e gerar riqueza para quem aqui vive!”, destacou o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva.

O edil explicou que se pretende que a dinâmica já associada ao nicho do surfing seja alargada aos restantes desportos de natureza, proporcionando um equilíbrio entre o litoral e o interior na oferta turística do Concelho: do mar à terra. Aditou que, neste âmbito, a oferta de alojamentos turísticos na denominada zona interior constitui uma oportunidade de negócio, recordando que os empreendedores podem usufruir dos benefícios fiscais e dos incentivos financeiros atribuídos pela Câmara Municipal à requalificação do património degradado localizado nos centros urbanos.

No âmbito da reabilitação urbana, referiu-se à requalificação do Largo da Feira e da Av. José Batista Antunes, na Malveira, informando que, na sequência do concurso de ideias, os contributos foram integrados num projeto final, de modo a ser lançado o concurso público da empreitada. A intervenção integra, também, a reabilitação da Casa da Família Canas, estando concluído o projeto de arquitetura e a ser realizados os projetos de especialidade. Valorizando a inequívoca centralidade deste histórico edifício, o mesmo vai albergar a nova Casa de Cultura, incluindo biblioteca, galerias de exposição e ainda núcleos museológicos, permitindo que o público possa visitar os acervos da saudosa Beatriz Costa e do malveirense Amândio Quinto.

A FexpoMalveira é uma organização da Associação FexpoMalveira, com o apoio da União das Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça e da Câmara Municipal de Mafra. O programa está disponível para consulta em http://www.fexpomalveira.pt/.

Abertura da FexpoMalveira 2017