Novo Posto Territorial da GNR da Ericeira: investimento na segurança

O Ministro da Administração Interna e o Presidente da Câmara Municipal de Mafra inauguraram o novo quartel do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Ericeira, que se localiza estrategicamente na Rua Alto da Camacha, junto a instalações educativas e desportivas, às principais vias rodoviárias e ao futuro Parque Intermodal da Ericeira. Este é um importante investimento na segurança, que é um fator que determina a qualidade de vida dos residentes e a atratividade económica e turística dos territórios.

Manifestando o seu regozijo por visitar aquele que lhe foi descrito como “o mais bonito posto da GNR em todo o território nacional”, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez referência à cooperação estratégica entre a Administração Central e a Câmara Municipal de Mafra, pelo que saudou a autarquia pelo facto de “ter sentido este projeto também como um desafio da sua função”.

Nesta oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, reiterou a disponibilidade de colaboração da autarquia, “contribuindo para a manutenção das condições de habitabilidade dos restantes postos da GNR do Concelho”, em particular a requalificação do posto e da casa da função da Malveira e a criação de novas instalações para o Livramento. Ainda no âmbito desta cerimónia, procedeu-se à celebração de um protocolo de colaboração entre o Município de Mafra, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a GNR, visando a cedência e a reabilitação do edifício da antiga Escola Primária do Livramento para instalação do posto territorial daquela localidade.

No que se refere às novas instalações do Posto Territorial da Ericeira, o Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Manuel Silva Couto, declarou que estas permitem não só disponibilizar um espaço apropriado e condigno para o serviço dos militares, como também uma melhoria dos serviços prestados às populações. Este posto serve um território de 74 km2 e que acolhe uma população estimada de 21 mil habitantes, aos quais se somam milhares de turistas.

Este investimento decorreu do protocolo celebrado pelo Município de Mafra e a GNR, nos termos do qual a autarquia cedeu gratuitamente e pelo prazo de 50 anos as instalações em questão, tendo ainda elaborado o projeto, promovido e fiscalizado a empreitada de reabilitação. As obras orçaram em cerca de 850 mil euros.

Inauguração do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Ericeira